Scuola Materna ou Scuola dell’infanzia

A escola na Itália

Primeiro lugar temos as idades 0 a 3 anos que seria o Asilo Nido (creche)e de 3 a 6 a scuola materna(jardim da infância).

Mas nessa que fui tinha para todas as idades, só não teria a vaga pro Asilo, que seria creche do menor.

O ano letivo começa em setembro, diferente do Brasil, que só começa praticamente depois do Carnaval. Pelo menos quando os meus filhos estavam na escola no Brasil. A diretora dizia que poderiam até faltar, que a parte pedagógica seria após o carnaval. Enfim na Itália, e em muitos Países começam em setembro.

Quando cheguei o meu filho mais velho tinha acabado de fazer 5 anos em setembro e completaria 6 no início do outro ano letivo, sendo assim iria para Scuola Materna. Na região Norte, pelo menos que eu sei e procurei foi uma paga que tinha vaga. Existe o Asilo Nido comunale, que paga de acordo com a renda.Que seria da Comune. Mas esse você tem que se inscrever antes.

Na escola paga ,o valor era de 150 euros, está incluso comida, material , tudo. Um ônibus escolar que o levava 8 da manhã, e a volta as 4 da tarde custa em média 20 (euros) no mês.

Fomos nas duas escolas próximo de casa. Tentei na escola que era no quarteirão de casa. Meu sonho! Levar a pé e da janela do quarto poderia vê-los brincando. Mas, claro que não consegui a vaga. Fui em outra 5 km de casa. A princípio teria a vaga só pro maior. E o menor em setembro do ano seguinte.

Mas com 5 anos, tinha a alfabetização, a língua, amigos novos. Entao faria a matricula nessa mesmo sendo longe .E seria outra etapa ,tudo diferente pra todos nós.

Aquela taxista italiana, que foi muito gentil em todas as situações. Me levou nessa escola. E fez muito, a intermediação e tradução. Explicou tudo de onde e por que estávamos ali. E me ajudou na matrícula. Pra matrícula, carteira de vacinação em dia, mesmo com calendários diferentes e o passaporte. E o pagamento claro. Estava devidamente matriculado. No mesmo dia fomos até uma secretaria de ensino. Onde já fiz a inscrição da 1 série do ano seguinte, que seria na scuola elementare. O mesmo procedimento. Passaporte e carteira de vacinação. Nós já tínhamos a residência. Mas a princípio,  nenhuma criança fica fora da escola.

O primeiro dia fui de táxi, e a volta seria a pé. O transporte lá, é bem escasso, mas tem o lado bom, com horário britânico.

A princípio, um avental, azul de manga comprida . Tem que ter um tênis de dentro da escola e outro que vem de casa. Porque entre neve, frio, chuva. Não circulam com calcados sujos dentro da escola. Chegando tem uma área com vários armários. E cada criança divide o armário com mais 2 crianças. A professora pediu um foto. Que No dia seguinte já estava lá com dois amiguinhos! Lá deixa a touca, jaqueta, cachecol e o tênis.

Troca o tênis e coloca o outro de ficar dentro da escola. A mãe não entra lá sem colocar a sapatilhas descartáveis. Isso eu achei bem legal. 

Nesse início da semana, não saíria as 4 e ficaria até meio-dia. Nesse primeiro dia, que estava pensando como seria a volta. Os 5 km que seria em uma estrada, mas uma descida, que iria com ele no frio de 5 graus. Mas já está preparada.

Na saída a diretora super preocupada, me chamou com o Google na mão, porque ali estava eu e meu filho sem falar nada. Apesar de entender o que elas falavam. Chamou em uma sala, pra falar se não me importava de conhecer uma mãe brasileira. Que poderia me ajudar e os dois estavam na mesma sala. 

Eu? Lógico q não me importaria. E conheci a Eliane, uma mato-grossense, que esta na Itália a 14 anos, casada com dois filhos, com idades similares dos meus… Muito simpática e solícita.

 Esquecia e falava italiano, e nós duas riamos. E começava tudo de novo. E assim foi que Deus colocou mais uma pessoa boa, entre tantas coisas que aconteceram. Ela foi meu anjo de guarda, minha amiga, uma irmã. Acredite!

E aquele dia, tive uma carona. E assim o Lorenzo estava se comunicando, e gostando da nova forma de aprendizado. Uma forma lúdica. Não esperando que a criança com 5 anos, já passe no vestibular como no Brasil.

Boa semana e beijo a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s